Dicas avançadas de como potencializar e utilizar suas milhas

Mayara Samuel

Cartões de crédito, além de facilitarem a vida do consumidor, são ferramentas incríveis para viagens. O acúmulo de milhas pode se transformar em passagens aéreas – com direito a algumas regalias, como salas VIPs em aeroportos – que te levem ao destino escolhido.

Os pontos são computados ao pagamento de cada fatura do cartão de crédito. A base mais comum entre as empresas para a proporção das milhas é de um ponto a cada dólar gasto. Apesar disso, podem existir variações entre as instituições. Dessa maneira, concentrar as compras somente no cartão pode te ajudar no acúmulo mais rápido de pontos.

Já do outro lado, para as companhias aéreas são rentáveis aqueles voos com maior número de pagantes, e é por isso que conseguir passagens por meio de milhas requer pesquisa, planejamento e antecipação.

O número de assentos reservados a esse tipo de cliente, no entanto, varia de acordo com cada empresa. Para alcançar os pontos desejados, uma dica valiosa é concentrar as milhas em um mesmo programa – fazer uma planilha para monitorá-las também é uma boa ideia na hora da organização. Atente-se também ao prazo de expiração de suas milhas. Da mesma maneira que nunca foi tão fácil juntar e ter acesso às milhas, também nunca foi tão difícil conseguir usá-las. A grande demanda por passagens “de graça” acarreta em uma maior dificuldade na hora de conciliar datas e destinos com as milhas acumuladas.

Além dos pontos acumulados no cartão de crédito, outra maneira de juntar milhas é recorrer às próprias companhias aéreas. Os viajantes que utilizam a mesma empresa são recompensados com passagens e outros prêmios. Alguns dos programas mais conhecidos são: Multiplus (Latam), Smiles (Gol), Amigo (Avianca) e Tudo Azul (Azul).

Esses programas possuem parcerias com empresas, físicas e virtuais, que gratificam as compras realizadas com milhas. Por isso, antes de qualquer compra, verifique se o estabelecimento possui parceria com algum programa de milhas – geralmente, a proporção de pontos e reais é mais vantajosa nesses casos.

Algumas companhias aéreas brasileiras, como a Latam e a Gol, também têm parcerias com empresas internacionais. Uma vez com as milhas necessárias, você pode trocá-las tanto por passagens internas quanto externas.

As companhias aéreas encontraram nos programas de milhagem uma forma de fidelizar e recompensar o consumidor. Sabendo da existência dos programas de milhas e das facilidades que eles podem proporcionar, basta estar atento às condições do cartão de crédito e da companhia escolhidos e dos benefícios que eles oferecem.